top of page

Como a Teoria Geral dos Sistemas e o Pensamento Sistêmico aprofundam a compreensão das relações humanas

  • Foto do escritor: Nanci Valentim
    Nanci Valentim
  • 25 de nov. de 2024
  • 2 min de leitura
ree

Algumas das ideias e conceitos que a Teoria dos Sistemas trouxe, dão uma nova visão à dinâmica e à complexidade dos sistemas e subsistemas sociais e suas possíveis aplicações para compreender com mais profundidade como a relação humana vem se transformando e como ela pode ser estudada.


Aquele que se pensa individualmente jamais compreenderá o todo. Cada um de nós é fruto de uma história pessoal, familiar, e tudo o que vem depois, nossa educação escolar, nossas crenças e valores, o país, sua cultura e diversidade, o tempo histórico que se vive, a política e economia, enfim, somos produtos de uma complexidade, logo somos causa e efeito de mudanças.


A Teoria Geral dos Sistemas se propõe a analisar, compreender, estudar o estado dos sistemas: seu momento de equilíbrio, seus movimentos internos, seu processo de transformação e suas leis internas.


Famílias e outros grupos sociais são sistemas com propriedades que são mais do que a soma das propriedades de suas partes, compondo sistemas sociais.


Eventos como comportamentos de indivíduos em uma família, uma organização e/ou um grupo social são mais bem entendidos como exemplos de causalidade circular e não como sendo baseados em causalidade linear.


A transdisciplinaridade é inerente à Teoria dos Sistemas e ao Pensamento Sistêmico, uma vez que a ordem social não pode ser reduzida à sociologia, à psicologia e a outras poucas ciências, mas sim de modo amplo, aberto a outras áreas do conhecimento.


O Pensamento Sistêmico é complexo e a base da Teoria dos Sistemas é que tudo está conectado, todo sistema tem um limite, e suas propriedades são importantes para entender como o sistema funciona. Eles são, assim, compostos de subsistemas, uma família, por exemplo, um sistema parental, conjugal, de irmãos etc., que são eles próprios, partes de supras sistemas maiores, tais como, família ampliada, vizinhança, escola, igreja, clube, e assim por diante.


Esses subsistemas podem perfeitamente serem estudados à luz da Teoria dos Sistemas, com um olhar transdisciplinar, usando conceitos advindos de outras áreas do conhecimento.


Referência: Klein, Stefan. Niklas Luhmann, sistemas sociais: esboço de uma teoria geral. 2017.

 
 
 

Comentários


Siga-nos no Instagram:

  • Instagram

©2025 por Nanci Gomes Valentim. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page