Comunicação e Escuta: use-as para aproximar e não para separar
- Nanci Valentim
- 25 de nov. de 2024
- 2 min de leitura

O que te leva a não dar ouvido aos outros?
Por que você vê a opinião contrária como uma ameaça?
Qual a melhor forma para evitar uma ação judicial? É expondo suas razões e saber ouvir os argumentos da outra parte!
Uma ação judicial muitas vezes surge porque uma das partes deixou de escutar a dor do outro, que o está processando. No momento que surge essa dor, ela não foi acolhida e cresceu em intensidade, se transformando em um embate, consequentemente, em uma raiva. É exatamente nesse ponto que se parte para o combate!
Nesse momento, os sentimentos cresceram em tal intensidade por não serem devidamente escutados, e ela cresce até que seja notada por aqueles que precisam olhar para ela, mas que de certa forma não estava se importando com aquele problema, que julgava ser apenas do outro.
Para evitar que uma dor chegue ao judiciário, identifique-a antecipadamente onde estão essas dores, sintonizando-se com as pessoas que as emitem, desenvolvendo a empatia e aprendendo a ouvir com o coração.
Na ausência da empatia não há comunicação, apenas mensagens truncadas e desentendimentos. É necessário ao ser humano que esteja pelo menos disposto a entender as motivações alheias.
Questione-se: O que te leva a não dar ouvido aos outros? O que te leva a se agarrar às suas convicções como se elas fossem uma questão de sobrevivência? Por que você vê a opinião contrária como uma ameaça?
Observe a maneira como as pessoas ultimamente estão se digladiando por qualquer motivo. Tenha mais curiosidade pelo próximo, tente se interessar mais pelo que o outro esteja vivendo, ou pelo que o outro deseja, anseia e necessita. Julgue menos, vamos criar mais união!



Comentários