Não normalize o assédio moral
- Nanci Valentim
- 25 de nov. de 2024
- 2 min de leitura

Tolerar relacionamento abusivo na vida profissional é tarefa desafiadora. É triste de ouvir de outros colegas de trabalho: “Ah, isso é apenas fofoca!” “É normal!” “Ocorre em qualquer empresa!” “Temos que aprender a engolir sapos!”
Eu mesma nunca engoli, talvez por esse motivo, hoje sou advogada e empreendedora, sempre me posicionei diante dos meus direitos. É insustentável e adoece qualquer pessoa ter de suportar assédio moral por anos a fio.
Até pouco tempo, o assédio moral era tolerado e visto como natural nas relações de trabalho, há quem ainda tolere. Porém, a violência psicológica é muto mais comum do que se imagina, começa sutilmente e vai evoluindo para humilhações, deboches, alterações de voz, podendo chegar a ameaças mais incisivas.
Esses comportamentos são uma forma de controle, de subjugar e retirar a autonomia para que a pessoa permaneça ali no jogo de manipulações do agressor, presa a um ciclo de violência.
Para entender que isso passou dos limites aceitáveis, deve-se ter em mente que tudo aquilo que interfere em seus direitos como cidadão, na sua autonomia, nas vontades e até mesmo no aspecto do controle sobre o seu corpo (assédio moral por gordofobia), corresponde ao assédio moral. E infelizmente os colegas mencionados lá em cima, que “normalizam” o assédio, ainda não ganharam tal consciência, ou seus pensamentos se coadunam com os de quem pratica a agressão.
Uma das estratégias do agressor é afastar esse funcionário inserido no ciclo de violência do convívio com os demais funcionários, são atitudes controladoras e que se caracterizam, sim, como violência psicológica!
No ordenamento jurídico, há tutelas que inibem a repetição e indenizam os danos sofridos.
Valorizo e valido cada funcionário que consegue se identificar com esse sistema de assédio moral e tem coragem para quebrar os grilhões, funcionários que sabem se posicionar e reconhecer os efeitos doentios que o assédio moral proporciona.
Se você, pela sua compreensão e através da sua ampliação da consciência, reconhece o assédio e consegue ressignificar essa dinâmica, a cura e a libertação para você serão consequências certas! Meus parabéns!



Comentários